open-menu Marlene Vieira
PESQUISAR
  • PT
  • EN
  • 01A MARLENE VIEIRA
  • 02A COZINHA DA MARLENE
  • 03OS PROJETOS
  • 04TRABALHAR CONNOSCO

O SABOR DO SABER PORTUGUÊS

A si, quero levá-lo à descoberta da riqueza gastronómica portuguesa. Desta abundância pode constatar que, tal como a nossa população, também o nosso património gastronómico é rico e diverso em sabores e origens. Procurar sabores típicos no nosso país não é complicado. Basta viajar por caminhos secundários, subir serras ou varrer os centros urbanos. Ainda temos tradições, segredos que passam entre gerações, hábitos de convívio que perduram no tempo.

A gastronomia é o engenho de cozinhar, de modo a proporcionar o maior prazer aos que comem.

O Sabor implica saber e saber implica fazer, juntar memórias e convicções, tradições e inovação. É com essa base que quero despertar os seus sentidos, proporcionar-lhe conforto e prazer. Uma experiência única num acto simples, como comer!

COZINHA
  • PRODUTOS DE ELEIÇÃO
  • SEGREDOS
  • GALERIA
  • 01ARROZ
  • 02COGUMELOS
  • 03POLVO
  • 04OVOS
  • 01CARNE
  • 02MAIONESE
  • 03MOLHOS
  • 04SUMO DE LIMÃO
  • 05ALHO PICADO
Tarte de Requeijão e Frutos Vermelhos
Ovos com Farinheira

CARNE

Seja qual for a peça de carne, retire-a do frigorifico e deixe-a repousar uma hora à temperatura ambiente. Desta forma vai manter todo o sabor!

Maionese

MAIONESE

Se a maionese talhar, inicie o processo outra vez. Retire a maionese talhada do copo, coloque um ovo, um pouco mais de sal e vinagre e vá acrescentando a maionese talhada aos poucos. Ela voltará à consistência desejada e você não desperdiçará nada.

Molho

MOLHOS

À medida que se cozinha um molho, este vai-se reduzindo, tornando-se por isso mais salgado. Quando colocar o sal pode-lhe saber bem, mas no fim deverá estar salgado. A solução é simples: tempere o molho apenas quando este estiver pronto – e só se precisar!

Limões

SUMO DE LIMÃO

Para que seja mais fácil extrair o sumo de um limão, pode batê-lo na bancada da cozinha sem o rebentar ou aquecê-lo no micro-ondas por 15 segundos. Verá como o limão rende muito mais sumo!

ARROZ

Arroz. Malandrinho, solto, cremoso! O arroz é a base da alimentação e uma das importantes fontes energéticas, de mais de metade da população mundial. Os seus nutrientes tornam-no um alimento indicado para alimentar, até os mais debilitados e é recomendado para os mais diversos fins, como curas de desintoxicação, dietas, doenças gastrointestinais, sedentariedade ou ainda estados depressivos. É geralmente consumido após o seu branqueamento, processo que consiste na extração por meios mecânicos, da casca e pelicula, perdendo grande parte do seu valor nutritivo, minerais e vitaminas.

Em Portugal estima-se que sejam cultivados cerca de 30.000 hectares de arroz, repartidos maioritariamente pelos Vales do Mondego, do Tejo e Sorraia, do Sado e ainda por regadios privados, no sul do país. É classificado comercialmente entre três tipos diferentes: grão curto ou redondo, grão médio e grão longo onde se inserem o Agulha e o Carolino. O primeiro grão é rico em amido e tende a colar durante a cozedura, tornando-o cremoso, indispensável para risottos e sobremesas. Os de grão longo são mais pobres em amido e ideiais para o arroz solto.

Já agora, sabe que nós temos dos maiores consumos per capita de arroz? São cerca de 17 kg/ano. Apesar de este valor ser um décimo da média asiática, ultrapassa amplamente o consumo em outros países europeus. Até há pouco tempo estávamos praticamente reduzido às variedades carolino e agulha, mas felizmente já é possível ter acesso a muito mais tipos de arroz, como é o caso do basmati, do thai, do glutinoso (para o sushi) e de as 3 variedades especiais para risotto.

Agora que sabe algo mais sobre este cereal, que tal um arroz doce?

COGUMELOS

Os cogumelos são tão misteriosos quanto são deliciosos. Embora confundidos e preparados como legumes, estes são na realidade fungos, um tipo de organismo vivo que não tem raízes, folhas, flores ou sementes. Apesar de poderem ser cultivados, os cogumelos crescem de forma selvagem em muitas regiões do mundo.
Existem bastantes variedades de cogumelos tais como os cogumelos paris, os cogumelos crimini, os portobelo ou os pleurotos. O cogumelo crimini parece um botão, adquire um tom de café e possui um sabor mais distinto. O cogumelo portobelo, grande em tamanho e saboroso como a carne, pode ser uma singular entrada vegetariana e é, na verdade, um cogumelo crimini em esteroides.
Muitos dos cogumelos crescem para a luz, seguindo o sol tal como planta. Eu sigo-os a eles, nas suas diversas formas e feitios, recheados ou num maravilhoso risotto!

Polvo

POLVO

Atualmente, o polvo atingiu um patamar de elevado interesse a nível internacional, pela sua utilização na dieta dos povos, o que aumentou gradualmente a sua importância económica. Apesar de ser a 4ª espécie mais capturada em Portugal, o polvo é a que maior valor económico gera. Dizem os entendidos que a espécie algarvia é a mais distinta pois alimenta-se de marisco e peixes pequenos, o que lhe dá características únicas. Habitam num mar limpo e abastado em comida, não se esforça muito para obter o que precisa e resulta num animal pesado, saboroso e com tentáculos gordos, óptimos para a nossa salada de Polvo!

OVOS

A natureza desenhou os ovos como a fonte de alimento para o desenvolvimento de galinhas. Os ovos e em particular os de galinha, são excelentes para o consumo humano devido ao seu alto teor de proteína, ao baixo custo e à disponibilidade. Extremamente úteis, são usados em toda a cozinha servidos como um prato principal ou como ingrediente de uma refeição preparada. Os ovos fornecem textura, sabor, estrutura e humidade em tudo, desde sopas a molhos, a pães ou até pastelaria.
De todos os nossos alimentos o ovo é talvez o mais versátil, e sem dúvida, um dos mais nutritivos. Usado como ingrediente, os ovos são apreciados por sua habilidade em ligar, clarear, emulsionar e enriquecer. Cozidos e comidos só por si os ovos oferecem-se a dezenas de preparações. As gemas e as claras têm propriedades precisas e são usadas separadamente para conseguir resultados diferentes.
Para os portugueses, os ovos estão por toda a parte na cozinha e especialmente nos doces. Nós somos provavelmente os maiores amantes do ovo no mundo. Ou será o oposto? Não importa porque esta relação leva-nos muito além da nossa imaginação em relação às centenas ou devemos dizer milhares de receitas extraordinários com ovos.

ALHO PICADO

Utilizar um microralador é uma forma muito facil de “picar” um dente de alho. Uso este truque quando necessito de adicionar alho em sopas, molhos e até saladas.
Se o seu alho picado ficar preso na parte traseira do ralador, basta bater com o ralador numa superfície dura para removê-lo!

Marlene Vieira

JUNTE SE À MARLENE

  • facebook
  • instagram
  • tripadvisor

NOVIDADES DA MARLENE

E.
hello@marlenevieira.pt
  • TERMOS & CONDIÇÕES
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Marlene Vieira Cartoon
  • © MARLENE VIEIRA 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
  • ILUSTRAÇÃO: RUI PENEDO © RPVP DESIGNERS
  • Livro de Reclamações

BY CROCHET

Este site utiliza cookies de navegação e cookies analíticos utilizados exclusivamente para fins estatísticos, impedindo a sua identificação pessoal. Ao navegar neste site estará a consentir o seu uso.OkLer mais